Investimento em segurança urbana, policiamento ostensivo e fiscalização de veículos traz mais tranquilidade e ordem pública para a população de São João da Boa Vista.
A Prefeitura de São João da Boa Vista ampliou neste ano o programa Atividade Delegada, uma parceria estratégica com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o objetivo de reforçar a segurança pública e intensificar a presença de policiamento nas ruas. A medida tem gerado impactos diretos na redução da criminalidade, controle do trânsito e fiscalização de comércios e ambulantes.
A iniciativa, que permite a atuação de policiais militares em horário de folga de forma remunerada, foi proposta pelo prefeito Vanderlei Borges e aprovada pela Câmara Municipal. O programa conta com apoio político e institucional, além de estar alinhado com as diretrizes de prevenção ao crime, ordem urbana e segurança no trânsito.
Resultados positivos na segurança e na fiscalização de trânsito
Somente no primeiro mês após a ampliação do programa (junho), os números comprovam a efetividade da Atividade Delegada:
- 123 policiais militares participaram das operações, com o apoio de 59 viaturas policiais;
- Foram registradas mais de 984 horas de patrulhamento e fiscalização urbana;
- Realizadas 115 abordagens a suspeitos, além de 14 bloqueios viários estratégicos;
- Dois eventos ilegais de racha foram identificados e encerrados pelas equipes.
Na área de trânsito e transporte, foram vistoriados 84 automóveis e 116 motocicletas, resultando na remoção de veículos irregulares e autuação de 19 infrações. As operações também incluíram a fiscalização de estabelecimentos comerciais, reforçando o cumprimento da legislação municipal e a legalidade do comércio ambulante.
Segurança pública como prioridade da gestão municipal
Segundo o prefeito Vanderlei, a ampliação do programa responde a uma demanda crescente por mais segurança nas vias públicas, sobretudo em horários de pico e finais de semana. “A Atividade Delegada é uma ferramenta moderna e eficaz de combate à criminalidade, fiscalização urbana e educação no trânsito. Os resultados são claros e apontam para uma tendência de crescimento contínuo”, afirmou.
A diretora do Departamento de Trânsito e Segurança, Andrea Pavani, também destacou a parceria com o Detran-SP e a atuação integrada com a Polícia Militar. Segundo ela, as ações ocorrem inclusive aos finais de semana e buscam garantir mais mobilidade urbana segura, redução de acidentes de trânsito e ordem pública.
Um modelo de gestão pública voltado à segurança e à qualidade de vida
O programa Atividade Delegada está presente em mais de 450 municípios paulistas e é reconhecido por sua eficácia em prevenir crimes, garantir a tranquilidade da população e fortalecer a presença de forças de segurança nas ruas. Em São João, o modelo vem sendo tratado como prioridade na gestão pública, com investimento direto em segurança viária, controle de som alto, repressão ao comércio irregular e ações para coibir práticas ilegais nas vias públicas.