Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

São João da Boa Vista tem quase 8 mil eleitores com títulos cancelados

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

Por falta de atualização da biometria ou por não ter votado em 3 eleições consecutivas quase 8 mil sanjoanenses devem procurar o Cartório Eleitoral para regularizar seu título.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 2 de outubro, data em que os brasileiros deverão eleger o presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Porém, mais de 1,6 milhão de pessoas estão com problemas no título de eleitor, segundo dados da Justiça Eleitoral.

E segundo os dados da 122ª Zona Eleitoral (São João/Águas da Prata/Aguaí) são 7.925 eleitores com o Título de Eleição cancelados. Somente em São João são 1.019 eleitores com o título cancelado porque não votaram em 3 eleições consecutivas (considerando os 2 turnos de 2018, por que a eleição de 2020 foi anistiada pelo TSE).  Estes eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral tendo em mão o seu Título e o RG para verificar se há debito a ser pago por Guia GRU, e necessariamente fazer outro título.

Além desses, há outros 6.906 eleitores que deveriam ter feito a biometria e estão com seus títulos cancelados por não terem procurado um cartório eleitoral até 18/12/2019. Como a biometria foi suspensa, esses eleitores também deverão procurar o Cartório Eleitoral para requerer um título novo e descartar o antigo. Pode haver eleições em aberto pra esses eleitores também, dependendo do caso. Muitos deles podem ter se mudado para outra cidade, e deverão transferir suas inscrições para o município onde estão residindo.

Domênico C. Costa, Chefe de Cartório em São João da Boa Vista (122ª Zona Eleitoral), lembra que todo ano de eleição (todo ano par), o cadastro fecha no começo de maio. Em anos ímpares, o cartório atende o ano inteiro, sendo mais rápido e fácil de ser atendido, mesmo pelos canais on line.”

O Chefe de Cartório reforça ainda que “título cancelado pode ocasionar o bloqueio do CPF, e não permite abrir CNPJ, conta bancária, fazer matrículas, concursos, entre outros.

COMO REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR

Para regularizar o título, é preciso preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e pagar as multas para cada uma das eleições em que não houve comparecimento ou justificativa, além de levar o documento de identificação e comprovante de residência.

Geralmente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, o que significa que o eleitor deve estar com a documentação em dia antes de 4 de maio de 2022, data limite para retificar a situação.

IMPORTÂNCIA DE REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR

É importante estar com a situação regularizada porque quem está com o título cancelado está sujeito a uma série de problemas, como ser impedido de: votar, ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, abrir sua empresa e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Em São João da Boa Vista o Cartório Eleitoral está instalado na Rua Dilo Gianelli, 88, Parque das Nações. Na vizinha Aguaí há um posto de atendimento do Cartório Eleitoral na Rua 13 de Maio, 388, Centro.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Biografia de Ir. Clemente: Uma Jornada de Fé, Serviço e Devoção

Consagração do Santíssimo Redentor - Província Nossa Senhora Aparecida IRMÃO CLEMENTE C.Ss.R.(WALDEMAR ÚRSULA DE JESUS) *21.10.1933 +20.02.2024Nasceu no dia...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -