São João da Boa Vista inaugura nova obra com recursos da Setur-SP. O Portal de entrada da cidade consolida a identidade turística do município e potencializa o fluxo de visitantes.
Nesta quarta-feira, dia 21, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) inaugurou o Portal da Serra Paulista, localizado na entrada de São João da Boa Vista, no leste do Estado. O investimento de R$ 205,5 mil foi feito com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Além disso, na última sexta-feira, dia 16, a cidade também recebeu um pacote de sinalização para seus atrativos turísticos, composto por 44 placas aéreas na cor marrom, 18 totens e seis placas de grande formato, com um investimento de R$ 317,3 mil do estado.
“Em menos de uma semana, a Setur-SP realizou duas entregas importantes para o município. Tenho certeza de que em breve a cidade buscará o reconhecimento como estância. Também estou em diálogo com a prefeita para o desenvolvimento do turismo ferroviário”,
disse o secretário Roberto de Lucena, responsável pela pasta de Turismo e Viagens de São Paulo.
São João da Boa Vista é um Município de Interesse Turístico da Serra da Mantiqueira e possui o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) entre as pequenas cidades do Brasil, de acordo com o Instituto de Longevidade do Grupo Mongeral Aegon. Esse índice mede a qualidade de vida da população idosa.
Conhecida como a “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos” devido às colinas em sua área urbana, que têm altitude média de 730 metros, sendo o Morro do Mirante, com 1.663 metros, o ponto mais alto, São João da Boa Vista apresenta terreno acidentado e malha urbana irregular, com ruas em ladeiras ou sem saída, muitas curvas e praças parcialmente fechadas, proporcionando aos habitantes algumas paisagens especiais entre os edifícios. O município também se destaca pelo Cemitério Municipal, famoso por suas obras em mármore de Carrara, como as esculturas “Bailarina” e “Volúpia”, criadas por Fernando Furlanetto.
O Teatro Municipal de São João possui quase um século de tradição, assim como a Estação Ferroviária, que já foi a porta de entrada e saída da cidade, e seu antigo armazém, que era um centro de escoamento agrícola muito ativo no passado e agora abriga um movimentado centro cultural. São João da Boa Vista também oferece atrações naturais, como sítios abertos para visitação, pesqueiros e bosques que aproximam os visitantes da natureza.
A estátua do Cristo Redentor é um marco na cidade e oferece uma vista privilegiada do município. No turismo religioso, destacam-se o Bispado e o Museu da Arte Sacra, residência oficial do Bispo da Arquidiocese, que abriga um acervo sacro dos séculos 18 a 20. O município também oferece um passeio ao Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Armando de Salles Oliveira”, onde os visitantes podem encontrar objetos da casa do Coronel Joaquim José de Oliveira, como xícaras, moedas da época, relógios, entre outros.
Como chegar:
Para chegar a São João da Boa Vista saindo de São Paulo, o acesso pode ser feito pela SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), até a saída 47, seguindo pela SP-330 (Rodovia Anhanguera) até a saída 86. Em seguida, é preciso continuar pela SP-083 (Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira), prosseguir pela SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) até a saída 133 e, então, seguir pela SP-340 (com várias denominações) até a saída do km 200. Por fim, deve-se acessar a SP-344 (Rodovia Rubens Leme Asprino), a SPI-225/342 e a SP-342 (Rodovia Gov Adhemar Pereira de Barros) até a saída do km 226.
Visitar São João da Boa Vista é uma oportunidade de explorar sua rica história, apreciar suas belezas naturais e desfrutar de sua cultura e atrativos turísticos.