Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Reitor da UNIFAE toma posse em Comitê do Governo Federal

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

O Reitor da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, tomou posse, na última quinta-feira (19), como membro do mais novo Comitê da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto), criado no mês de agosto pelo Governo Federal.

O Comitê é uma ação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado por Geraldo Alckmin – também vice-presidente da República –, que propõe atuar além da estratégia, mas com uma revolução no pensamento econômico e social do Brasil, rompendo com o paradigma convencional e abraçando uma abordagem econômica que promove não apenas o lucro, mas também o impacto social e ambiental positivo, assumindo um compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo para o país.

A posse do Reitor da UNIFAE ocorreu no Salão Nobre da Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF. A abertura contou com a presença de Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz em 2006 e liderança mundial no tema de empreendedorismo social.

Yunus propõe como desafio a erradicação da pobreza, o combate ao desemprego e a redução das emissões de gases de efeito estufa como objetivos fundamentais para uma transformação econômica verdadeira, numa visão compartilhada pelo Comitê.

A Enimpacto é um órgão consultivo que vai propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia nacional. Com duração de 10 anos, o colegiado será assessorado por cinco grupos de trabalho que atuarão nos seguintes temas: oferta de capital, aumento de negócios, organizações intermediárias, ambiente institucional e normativo e fomento por meio da articulação com estados e municípios.

Integrante do seleto grupo escolhido pelo Ministério de Geraldo Alckmin, Marco Aurélio Ferreira representará a ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), através de indicação de seu presidente e ratificada pelo Governo Federal.

“É extremamente importante para São João da Boa Vista e para a UNIFAE ter um representante num colegiado dessa magnitude que discutirá o futuro socioambiental de nosso país, o que deixa claro que estamos no caminho certo. É uma honra para mim estar ao lado de profissionais tão gabaritados neste cenário e vou buscar fazer o melhor para que conquistemos grandes resultados neste processo”, afirmou o Reitor.

ESCOLHA – Foram selecionados, no Brasil, apenas 50 profissionais, com 23 representantes de órgãos e entidades, sendo 13 representantes de ministérios e secretarias, seis representantes de instituições bancárias, um da Comissão de Valores Mobiliários, um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e um da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de um representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e 25 representantes do setor privado, de organizações da sociedade civil, de organismos multilaterais e de associações.

Embora seja uma ação de Estado, que perpassará diferentes gestões nos próximos dez anos, a nova Enimpacto surge em um contexto político de extrema relevância para o Brasil. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva colocou a agenda ambiental e a luta contra as desigualdades como pilares fundamentais de sua gestão.

Como resultado, a Enimpacto surge fortalecida em seu propósito e em seu compromisso com a construção de um Brasil mais inclusivo e regenerativo. Com uma nação que coloca em primeiro plano o bem-estar de todos os seus cidadãos e a preservação do nosso planeta.

A primeira reunião contou com uma exposição do Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg; na sequência, o diretor do Departamento de Novas Economias, Lucas Ramalho Maciel, apresentou a Enimpacto, com a apresentação do Plano Decenal, aprovação do Regimento Interno e a divulgação do calendário de reuniões trimestrais, em 2024.

“A estratégia é uma importante sinalização do governo no sentido de organizar diversas políticas públicas que contribuem para uma economia mais verde e mais inclusiva”, destacou o secretário Rodrigo Rollemberg.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -