Domingo, Julho 21, 2024

Prefeitura e Instituto Federal firmam acordo para implantar telecentro, laboratório itinerante e vários cursos

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

A prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza assinou o acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de São João da Boa Vista e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O ato foi formalizado na manhã de quinta-feira (7) nas dependências do campus sanjoanense da instituição de ensino. Na ocasião, a prefeita foi recebida pelo diretor-geral, o professor Diego Valente, e equipe. A parceria também foi assinada pelo reitor, professor Silmário dos Santos, e prevê a promoção da inclusão digital e o incentivo à educação por meio de cursos e capacitações voltadas à comunidade local.

O encontro contou com a participação do diretor Osires Colosso Filho, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico, e Kelly Cristina Evaristo, chefe de Políticas de Emprego e Renda.

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL E EDUCACIONAL

O projeto atuará com a disponibilização de um telecentro para a promoção da inclusão digital e educacional, com a oferta de ações formativas nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à internet, edição de textos, elaboração de currículos, acesso a serviços públicos, entre outros. Nesta parceria, a Prefeitura será responsável por ceder espaço e infraestrutura para o telecentro no Terminal Urbano (antigo AcessaSP), enquanto o Instituto Federal fornecerá equipamentos, instrutores e ações formativas.

A ideia é oferecer acesso gratuito e orientação para uso da população, capacitando para o acesso e navegação na busca pela democratização ao mundo digital. Além disso, o espaço será utilizado para ações educacionais de interesse comunitário.

PROJETO ITINERANTE DE PROMOÇÃO DE CURSOS

No projeto itinerante de promoção de cursos, o Instituto Federal cederá um laboratório móvel – adaptado em um contêiner – para as atividades presenciais nos bairros, além dos equipamentos e oferta de formações. A Prefeitura será responsável pelo transporte do contêiner, manutenção, instalações de energia, internet e segurança. Os cursos serão destinados a toda a sociedade, em especial aos grupos em vulnerabilidade social, abordando temas como cooperativismo, formação para o trabalho e para a vida, empreendedorismo, tecnologias e inclusão social/digital.

INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO

A prefeita Teresinha expressou sua gratidão ao Instituto Federal pela parceria e destacou a relevância da educação para a melhoria da vida dos cidadãos. Ela ressaltou: “Sou grata a Deus e ao IF por todas as parcerias que temos feito. Sabemos da importância em investir na educação, principalmente nesta era tecnológica e das redes sociais, em que a informação é vital. Estamos oferecendo oportunidades e buscando atingir o maior número de pessoas, para que possam realizar seus sonhos por meio da capacitação, principalmente aqueles que mais necessitam”.

O diretor-geral do campus São João, professor Diego Valente, afirmou que desde 2021 o Instituto Federal tem se destacado nas parcerias municipais, com iniciativas como o cursinho popular e a camerata. Ele declarou: “É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo agentes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”.

Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora dos projetos de inclusão social e digital do IF, explicou que as ações devem ser implementadas em até 60 dias, estando atualmente na etapa de organização dos trabalhos, com o levantamento das demandas e a estruturação dos locais (contêiner e telecentro) para receber os alunos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Sub 21 do Reio/Time São João representará São João da Boa Vista nos Jogos Regionais

A equipe sub 21 do Reio/Time São João representará São João da Boa Vista na 66ª edição dos Jogos...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -