Com 190 anos, PM de SP está entre as maiores polícias do mundo
Criada em 15 de dezembro de 1831 , a corporação conta com um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo completa exatos 190 anos de existência nesta quarta-feira (15). Nesses quase dois séculos, a Polícia Militar paulista participou de diversos momentos históricos para o estado e para o Brasil, empenhada sempre em manter a ordem pública.
Como uma das maiores forças de segurança pública do mundo, a PM construiu ao longo desse período uma estrutura técnica de gestão que oferece subsídios às políticas de segurança e atendimento à sociedade.
Atualmente, a corporação é considerada a maior polícia do Brasil e a terceira maior instituição militar da América Latina, com aproximadamente 85 mil homens e mulheres que trabalham para garantir a segurança em todo o estado. “A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição de excelência em segurança pública e um grande patrimônio da população paulista. Sua história foi construída por bravos homens e mulheres comprometidos com o bem comum, com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e, fundamentalmente, com a proteção das pessoas”.
Em São Paulo, no dia 15 de dezembro de 1831 por Lei da Assembleia provincial proposta pelo presidente da província Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto por cem homens a pé e trinta homens a cavalo.
Eram então “OS CENTO E TRINTA DE TRINTA E UM”.
Está fundada a lendária Força Pública, atualmente Polícia Militar do Estado de São Paulo. Hoje estamos comemorando os 190 anos da nossa Gloriosa Polícia Militar a Força Pública de São Paulo, presente nos 645 municípios do Estado, conta com mais de 100 mil homens e mulheres, que doam diuturnamente seu amor e sua coragem em preservar a segurança e a vida da sociedade Paulista.
#POLÍCIAMILITARSP #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO