Terça-feira, Outubro 7, 2025

Polarização política prejudica o varejo e o país, diz Felipe Nunes no Inova Varejo BH

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

O Inova Varejo BH, realizado pelo Sistema Fecomércio MG nesta sexta-feira (03), no Minascentro, reuniu cerca de 2 mil pessoas em sua terceira edição, trazendo conteúdo relevante para comerciantes mineiros, com palestras e painéis sobre tendências do varejo e economia. O apresentador Fábio Porchat conduziu o evento como mestre de cerimônia.

O publicitário Walter Longo abriu as palestras após a cerimônia de abertura feita pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, e falou sobre mudanças no comportamento do consumidor na era pós-digital. Segundo Longo, empresas de todos os portes precisam oferecer agilidade na entrega e personalização do atendimento, com foco nas necessidades individuais dos clientes. Ele destacou que redes sociais e Inteligência Artificial (IA) no varejo são ferramentas estratégicas para antecipar demandas, reduzir custos e aumentar a competitividade.

Para Longo, adaptabilidade é a chave do sucesso: “Empresas que usam análise de dados preditiva e gestão de estoques com IA conseguem se destacar no mercado”.

O professor e PhD em ciência política, Felipe Nunes, diretor do Instituto de Pesquisas Quaest, abordou a polarização política no Brasil. Ele revelou que, embora o debate público pareça extremado, a maior parte dos brasileiros se identifica com o centro, e não com os polos de esquerda ou direita. “São 16% de petistas e 13% de bolsonaristas, enquanto 31% são independentes”, explicou.

Nunes alertou para os efeitos da polarização na economia e no desenvolvimento do varejo: “A polarização está na cabeça das pessoas e prejudica negócios. Além disso, combina bolha, desconfiança e ilusão de conhecimento”. Ele ainda ressaltou que a taxa de confiança interpessoal no Brasil é de apenas 6%, uma das mais baixas do mundo, impactando diretamente as relações comerciais.

Durante o painel, Nadim Donato apresentou ao público a proposta do contrato por hora trabalhada, discutida pela Fecomércio MG no debate público, destacando a necessidade de flexibilidade e qualidade de vida para os trabalhadores. Felipe Nunes concordou: “A mudança de mentalidade exige que empresários se adaptem a horários mais flexíveis, atendendo aos anseios da maioria dos brasileiros”.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) representa mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos, atuando como porta-voz do setor junto ao governo e sociedade. Presidida por Nadim Elias Donato Filho, a entidade administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo serviços que beneficiam comerciantes e a comunidade.

A Fecomércio MG tem destaque na agenda pública, defendendo melhores condições tributárias, celebrando convenções coletivas de trabalho e promovendo o desenvolvimento econômico e fortalecimento do varejo em Minas Gerais, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com 86 anos de atuação, a Federação é estratégica para impulsionar a economia e transformar a vida dos cidadãos mineiros.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Aguaí marca presença no VI Encontro Lúdico em São Pedro/SP

Nos dias 30 de setembro a 2 de outubro, Aguaí esteve representada por Ana Lívia Santos de Souza no...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -