Quinta-feira, Março 28, 2024

O aplicativo E-título mudou. Conheça as novas funções e serviços

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael trabalha na redação do Fala São João desde sua fundação em 2012. Nos anos seguintes, ele liderou o setor de marketing da empresa e publicou mais de 4.000 artigos — um mix de notícias de última hora, notícias policiais, notícias políticas e muito mais.

O aplicativo e-Título, lançado em 2018 para auxiliar o eleitor a realizar diversas consultas e resolver pendências, ganhou atualizações relevantes antes do pleito de 2022. Entre as novas funcionalidades, o app agora permite conferir a biometria pelo celular, consultar débitos com a Justiça Eleitoral e locais de justificativa pela ausência no pleito. Atualmente, eleitores que já têm o aplicativo instalado podem baixar uma versão beta da plataforma, disponível nas lojas de aplicativo do Android e iOS. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), serão liberados cadastros para 10 mil pessoas testarem essa versão, sendo 9.000 usuários de Android e mil de iOS. A partir dos testes, novas funcionalidades devem ser incluídas ao longo dos próximos meses.

VEJA O QUE MUDOU NO APLICATIVO CONFERÊNCIA BIOMÉTRICA

Esta é a mais recente atualização disponível na versão beta. Segundo o TSE, quem baixar a versão pode fazer a conferência da face e das impressões digitais a partir de fotos, conferidas no banco de dados do tribunal.

FÁCIL ACESSO

Ainda no ano passado, o aplicativo facilitou as formas de acesso. Antes só era possível se cadastrar com o número do título eleitoral, o que é menos memorizado pela população. Agora basta informar o CPF. Além disso, a senha de acesso pode ser substituída pela validação biométrica do aparelho celular.

ACESSIBILIDADE

Desde as últimas eleições, o app realizou melhorias que facilitam o uso de deficientes visuais, além de trazer informações sobre as condições de acesso físicas em seções eleitorais.

CONSULTA DE DÉBITO

Agora é possível emitir a guia de pagamento dos débitos que o eleitor tem com a Justiça Eleitoral, devido à falta de pagamento de multas decorrentes de ausência às urnas ou ao trabalho de mesário.

CADASTRO DE MESÁRIO VOLUNTÁRIO

Quem pretende comparecer como mesários, é possível se cadastrar como voluntário pelo e-Título. O cadastro feito online equivale a uma declaração presencial apresentada no cartório eleitoral, segundo o TSE.

EMISSÃO DE CERTIDÕES ELEITORAIS

Também já é possível pelo aplicativo emitir certidões de quitação e crimes eleitorais.

CONSULTA A LOCAIS E JUSTIFICATIVA

Eleitores que por algum motivo não foram votar podem consultar os locais adequados para realizar a justificativa.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Fotos: Traficante morre após confronto com a Polícia Militar em São João da Boa Vista

Em comemoração aos 45 anos de criação do 24BPMI, nesta data, está sendo desencadeada uma operação policial denominada "Operação...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -