Notícia Policial – Averiguação de Atitude Suspeita em Espírito Santo do Pinhal/SP
Em 18 de janeiro de 2024, por volta das 15h55min, uma equipe policial realizou a averiguação de uma atitude suspeita na Rua XV de Novembro, Bairro Centro, no município de Espírito Santo do Pinhal/SP.
A ação teve início a partir da informação do Sd PM Teodoro, que relatou que um veículo Ford Fiesta Sedan de placa DZX-7J14 havia parado próximo à rua Dr. Abelardo Cesar, ocupado por quatro indivíduos. Dois deles desceram do veículo, cobrindo o rosto com bonés, e seguiram em direção à Praça da Independência, enquanto os outros dois permaneceram no carro.
Seguindo a informação, a equipe policial avistou o veículo na Rua XV de Novembro, em frente ao mercado Cubatão, sendo ocupado pelo arrolado 01, identificado como D. F. S., nascido em Guarulhos/SP, em 30/08/1995. A Guarda Municipal, presente no local, manteve o abordado sob custódia enquanto a polícia continuava as diligências.
Os outros indivíduos foram abordados, sendo o arrolado 02, B. O. S., nascido em São Paulo/SP, em 05/10/1989, encontrado em frente ao Magazine Luiza, e o arrolado 03, F. Z. W. Y., nascido em Teresópolis/RJ, em 28/08/1996, abordado em frente à loja 100.
Durante os questionamentos, o arrolado 01 afirmou que faziam parte de uma quadrilha especializada em furtos a comércios, principalmente “Lojas de Chinês”. Ele revelou que o quarto indivíduo, cujo nome desconhecia, havia se evadido. As chaves de fenda encontradas no veículo seriam utilizadas para furtos durante a noite, após observarem o local durante o dia.
O arrolado 03 confirmou sua participação na quadrilha, destacando sua função de analisar a estrutura dos comércios alvos, seus alarmes e sistemas de monitoramento. Ele admitiu que estavam na cidade para furtar uma “loja do chinês”.
O arrolado 02 revelou que sua função era realizar “campana” na loja do japonês e acompanhar o dono até sua residência para descobrir o local onde guardava dinheiro.
Durante a abordagem, um transeunte informou à polícia sobre a localização de três chaves “mixas” próximas ao veículo, comumente utilizadas em infrações penais.
Os quatro indivíduos, juntamente com o veículo Ford Fiesta Sedan e os objetos apreendidos, foram apresentados na Central de Polícia Judiciária da cidade. Durante a apresentação, uma ligação via celular particular informou sobre a presença do quarto indivíduo no Posto Belli, tentando pegar carona para Mogi Mirim. A equipe do CGP-IV realizou a abordagem ao arrolado 04, identificado como W. J., nascido em 25/03/1996, e o conduziu à Delegacia, onde confirmou os fatos.
Na Delegacia, o Delegado de Plantão tomou ciência dos eventos, qualificou os indivíduos e procedeu à lavratura do Boletim de Ocorrência Policial (BOPC), liberando-os em seguida. O veículo, celulares e objetos utilizados para a prática de delitos foram apreendidos pela autoridade policial.