Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Medicina UNIFAE recebe renovação de reconhecimento do Conselho Estadual de Educação por mais cinco anos

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

O curso de Medicina da UNIFAE recebeu, por unanimidade, a renovação de reconhecimento – para mais cinco anos – do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP). A aprovação ocorreu em uma das pautas contidas na primeira reunião de 2023 do grupo, na quarta-feira (18), que contou com a presença do reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira.

Também membro do Conselho, Marco Aurélio destacou a importância da conquista para a instituição de ensino sanjoanense. “Este reconhecimento é fruto de muito de trabalho da reitoria, da coordenação do curso, do corpo docente, dos setores administrativos e, claro, dos nossos alunos, que sempre se esforçaram para manter a Medicina UNIFAE com muita excelência”, afirmou o Reitor.

O anúncio dessa aprovação é a reta final de um longo processo que avaliou diversos quesitos para atestar a qualidade do curso de Medicina no Centro Universitário. As etapas tiveram início com a elaboração do projeto pedagógico que abrange projetos de pesquisa, extensão, atendimentos nas unidades de saúde, ambulatório, hospitais e internato.

Na sequência, avaliadores do Conselho estiveram em São João da Boa Vista e analisaram as instalações, fizeram reuniões com os docentes, alunos e funcionários. Após a realização das diligências necessárias, o relatório da avaliação é encaminhado a um novo relator, que emite o parecer com a nota final do curso e as notas de todos os quesitos avaliados, desde currículo dos docentes ao comportamento do coordenador com outros coordenadores, dos alunos, pesquisa, extensão, laboratórios, entre outros quesitos.

A Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Alice Orru, ressaltou que a UNIFAE, como um todo, passou por reestruturações recentes de ordem acadêmica, estrutural e física. Com a Medicina não foi diferente. “Essas mudanças foram importantes para termos, cada vez mais, um ensino de qualidade. Nosso objetivo é ter, realmente, um curso de excelência, o que ficou comprovado com esta renovação de reconhecimento por mais cinco anos”, explicou.

Alice salienta que o acompanhamento de perto do CEE-SP é muito importante para a instituição. “Ficamos tranquilos em saber que estamos no caminho certo, entregando um ensino de qualidade e formando bons médicos, capacitados e humanizados. A UNIFAE e o curso de Medicina merecem este reconhecimento e continuamos trabalhando para que o curso tenha sempre um papel muito importante na cidade e na região”, conclui a pró-reitora.

Para o Dr. Mario Rocha, médico, professor e coordenador da Medicina UNIFAE, o reconhecimento do curso por mais cinco anos vem ratificar o trabalho sério de toda a equipe. “Com a primeira turma, em 2014, iniciamos a trajetória deste importante curso e, com muita responsabilidade e seriedade, já entregamos quatro turmas formadas, inclusive com alunos atuando em São João, em cidades vizinhas e em outros grandes centros. Agradecemos a todos os colaboradores que foram fundamentais para conseguirmos este reconhecimento”, reforçou Mario.

O Reitor da UNIFAE ainda reforçou a parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista e a Santa Casa Dona Carolina Malheiros. “Fechamos 2022 com mais de 35 mil atendimentos em São João, nas unidades de saúde, ambulatório, CAPs, UPA e hospital, como nossos alunos e preceptores. Isso é um ponto positivo para a saúde do município e, por isso, agradecemos imensamente a Prefeitura e a Santa Casa por abrirem as portas dos estabelecimentos de saúde aqui instalados”, finalizou Marco Aurélio.

MEDICINA UNIFAE – Criado em 2014, o curso de Medicina da UNIFAE se propõe a formação de profissionais competentes para desenvolver assistência humanizada, de alta qualidade e com resolubilidade. Tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral e ampliada, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de quatro focos de competência: gestão de serviços de saúde, cuidado individual, cuidado coletivo e produção e difusão de conhecimentos.

Ele apresenta uma proposta de ensino moderna e inovadora, aliando estratégias de Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramentas pedagógicas, com a inserção permanente, contínua e progressiva do estudante nos serviços médicos, promovendo contato com os usuários do sistema de saúde em múltiplos cenários de aprendizagem, estimulando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A proposta pedagógica inclui a vivência prática a partir do primeiro semestre do curso em laboratórios de alta tecnologia, com ambiente tridimensional e simulação realística, promovendo integração de ciências básicas e clínicas com ênfase nas práticas de simulação e aquisição de habilidades médicas.

Complementando os cenários de aprendizagem em Unidades de Saúde, o estudante está inserido em uma complexa estrutura composta por Ambulatório Médico próprio, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e rede hospitalar, além de Ligas Acadêmicas, Programas e Projetos de Extensão Universitária e incentivo à pesquisa por meio do Programa de Iniciação Científica (PAIC).

Em 2023, a UNIFAE iniciará sua 10ª turma, com mais de 60 futuros médicos. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro, em período integral (manhã e tarde).

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -