O curso de Medicina da UNIFAE recebeu, por unanimidade, a renovação de reconhecimento – para mais cinco anos – do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP). A aprovação ocorreu em uma das pautas contidas na primeira reunião de 2023 do grupo, na quarta-feira (18), que contou com a presença do reitor do Centro Universitário, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira.
Também membro do Conselho, Marco Aurélio destacou a importância da conquista para a instituição de ensino sanjoanense. “Este reconhecimento é fruto de muito de trabalho da reitoria, da coordenação do curso, do corpo docente, dos setores administrativos e, claro, dos nossos alunos, que sempre se esforçaram para manter a Medicina UNIFAE com muita excelência”, afirmou o Reitor.
O anúncio dessa aprovação é a reta final de um longo processo que avaliou diversos quesitos para atestar a qualidade do curso de Medicina no Centro Universitário. As etapas tiveram início com a elaboração do projeto pedagógico que abrange projetos de pesquisa, extensão, atendimentos nas unidades de saúde, ambulatório, hospitais e internato.
Na sequência, avaliadores do Conselho estiveram em São João da Boa Vista e analisaram as instalações, fizeram reuniões com os docentes, alunos e funcionários. Após a realização das diligências necessárias, o relatório da avaliação é encaminhado a um novo relator, que emite o parecer com a nota final do curso e as notas de todos os quesitos avaliados, desde currículo dos docentes ao comportamento do coordenador com outros coordenadores, dos alunos, pesquisa, extensão, laboratórios, entre outros quesitos.
A Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Dra. Alice Orru, ressaltou que a UNIFAE, como um todo, passou por reestruturações recentes de ordem acadêmica, estrutural e física. Com a Medicina não foi diferente. “Essas mudanças foram importantes para termos, cada vez mais, um ensino de qualidade. Nosso objetivo é ter, realmente, um curso de excelência, o que ficou comprovado com esta renovação de reconhecimento por mais cinco anos”, explicou.
Alice salienta que o acompanhamento de perto do CEE-SP é muito importante para a instituição. “Ficamos tranquilos em saber que estamos no caminho certo, entregando um ensino de qualidade e formando bons médicos, capacitados e humanizados. A UNIFAE e o curso de Medicina merecem este reconhecimento e continuamos trabalhando para que o curso tenha sempre um papel muito importante na cidade e na região”, conclui a pró-reitora.
Para o Dr. Mario Rocha, médico, professor e coordenador da Medicina UNIFAE, o reconhecimento do curso por mais cinco anos vem ratificar o trabalho sério de toda a equipe. “Com a primeira turma, em 2014, iniciamos a trajetória deste importante curso e, com muita responsabilidade e seriedade, já entregamos quatro turmas formadas, inclusive com alunos atuando em São João, em cidades vizinhas e em outros grandes centros. Agradecemos a todos os colaboradores que foram fundamentais para conseguirmos este reconhecimento”, reforçou Mario.
O Reitor da UNIFAE ainda reforçou a parceria com a Prefeitura de São João da Boa Vista e a Santa Casa Dona Carolina Malheiros. “Fechamos 2022 com mais de 35 mil atendimentos em São João, nas unidades de saúde, ambulatório, CAPs, UPA e hospital, como nossos alunos e preceptores. Isso é um ponto positivo para a saúde do município e, por isso, agradecemos imensamente a Prefeitura e a Santa Casa por abrirem as portas dos estabelecimentos de saúde aqui instalados”, finalizou Marco Aurélio.
MEDICINA UNIFAE – Criado em 2014, o curso de Medicina da UNIFAE se propõe a formação de profissionais competentes para desenvolver assistência humanizada, de alta qualidade e com resolubilidade. Tem como objetivo garantir que o médico formado seja capaz de prestar atenção médica integral e ampliada, fundamentada no equilíbrio de excelência técnica e relevância social, a partir de quatro focos de competência: gestão de serviços de saúde, cuidado individual, cuidado coletivo e produção e difusão de conhecimentos.
Ele apresenta uma proposta de ensino moderna e inovadora, aliando estratégias de Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Problemas como ferramentas pedagógicas, com a inserção permanente, contínua e progressiva do estudante nos serviços médicos, promovendo contato com os usuários do sistema de saúde em múltiplos cenários de aprendizagem, estimulando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
A proposta pedagógica inclui a vivência prática a partir do primeiro semestre do curso em laboratórios de alta tecnologia, com ambiente tridimensional e simulação realística, promovendo integração de ciências básicas e clínicas com ênfase nas práticas de simulação e aquisição de habilidades médicas.
Complementando os cenários de aprendizagem em Unidades de Saúde, o estudante está inserido em uma complexa estrutura composta por Ambulatório Médico próprio, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e rede hospitalar, além de Ligas Acadêmicas, Programas e Projetos de Extensão Universitária e incentivo à pesquisa por meio do Programa de Iniciação Científica (PAIC).
Em 2023, a UNIFAE iniciará sua 10ª turma, com mais de 60 futuros médicos. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro, em período integral (manhã e tarde).