Piloto machucou o rosto e passageiro teve escoriações leves, informou a 6ª Base Regional da Aviação do Estado da PM de MG (Brave). Causas do acidente serão apuradas pela FAB.
Um avião de pequeno porte caiu no distrito de Barrânia, em Caconde (SP), na manhã desta quinta-feira (23). Duas pessoas que estavam na aeronave foram socorridas com ferimentos leves, segundo a Polícia Militar.
A aeronave Embraer Tupy modelo PT-NTP caiu perto de uma cachoeira. A 6ª Base Regional da Aviação do Estado da Polícia Militar de Minas Gerais (Brave) de Poços de Caldas (MG) foi acionada para atender a ocorrência. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apurar as causas do acidente.
O passageiro é o empresário Élio Carneiro Júnior, de 57 anos, é sócio de uma loja de materiais de construção. Ele também é produtor de café na região do cerrado mineiro. Ele já teve alta.
O piloto José Antônio Anunciação permanece internado em observação no Hospital Poços de Caldas.
O acidente
Uma dona de casa Letícia Alves Ferreira disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que viu quando o avião caiu. Ela contou que o passageiro saiu andando da aeronave e pediu ajuda.
“Quando o avião caiu eu subi no toquinho para ver e vi a movimentação lá e gritei: ’tá tudo bem ai?’. E ele assoviou e falei que ia pedir pra alguém ajudar, chamar a polícia, ambulância”, disse.
O Corpo de Bombeiros e a PM foram ao local do acidente. De acordo com a Brave, o piloto sofreu ferimentos no rosto e o passageiro algumas escoriações.
As vítimas, que são de Poços de Caldas, foram socorridas para o hospital de Caconde. O piloto foi transferido para Poços de Caldas. A aeronave, que era do Aeroclube de Poços de Caldas, ficou completamente destruída.
O piloto Paulo Rubens de Oliveira, que é amigo do piloto e foi ao local retirar pertences dele da aeronave, acredita que a experiência evitou uma tragédia.
“Além de instrutor de voo, ele é um checador, bastante experiente e ele tentou um pouso forçado nesta área. Por um motivo qualquer, o avião pilonou. Ele está bem, machucou um pouquinho o rosto, está em observação e logo está indo embora para casa”, disse.
FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2023/03/23/aviao-cai-em-distrito-de-caconde.ghtml