No último final de semana aconteceu o evento “Vadiação”, promovido pela escola de capoeira Filhos de Bimba. A entidade tem núcleo em São João da Boa Vista, que conta com o apoio dos Departamento de Esportes e Cultura.
A abertura aconteceu na sexta-feira (21) no Espaço Cultural Luiz Gama e contou com uma recepção ao Mestre Nenel, filho de Manoel dos Reis Machado, mentor intelectual da escola de Capoeira. No sábado (22), o encontro foi no Teatro Professor Antônio Cândido, na Estação das Artes, com diversas palestras: Capoeira Regional, Comunicação, Mulheres na Capoeira e a importância das brincadeiras foram os temas. Já no domingo (23), foi a vez da roda de capoeira, que aconteceu no ginásio do Centro de Integração Comunitária (CIC). Para a prefeita Teresinha, o apoio à iniciativa mostra a diversidade das ações dos departamentos: “Todas as manifestações culturais e esportivas são bem-vindas e têm nosso apoio. A capoeira é um símbolo cultural e nos orgulhamos em fomentar a prática desta modalidade”, afirmou.
“É um evento importante tanto quanto as discussões teóricas e práticas. Uma vez que a gente aborda algumas questões, outras fundamentais são levantadas e consequentemente ampliamos nosso conhecimento da capoeira e seu papel na sociedade. E isso vai em sintonia com o pensamento da nossa escola”, disse Marcos Paulo Pereira, presidente da Escola Filhos de Bimba em seu discurso de abertura.