Porta de entrada para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ambulatório de Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros realiza média mensal de 600 atendimentos. ASSISTA AO VÍDEO
“Aqui, a gente recebe casos bem complexos. Tem que ser rápido e com agilidade. Todos os pacientes que dão entrada aqui, a gente procura atender da melhor maneira possível com qualidade e excelência”, pontou Elisabeth Santos Silva, coordenadora de enfermagem do ambulatório.
Ampliado há quase três anos, com estrutura moderna e novos aparelhos, o ambulatório reúne 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do suporte fornecido pela provedoria e administração do hospital. O serviço de urgência e emergência é referência para São João da Boa Vista e outros 19 municípios da região.

Coordenadora médica do ambulatório, a cirurgiã torácica Patrícia Lopes Moreira deu ênfase ao trabalho desempenhado pela equipe para a recuperação dos pacientes.
“A gente é uma porta de entrada referenciada que atende tanto quem vem da nossa região, DRS-14 [Departamento Regional de Saúde], quanto de vários municípios do colegiado Mantiqueira, UPA e UBS’s, e pacientes oncológicos. Aqui, a gente dá o primeiro atendimento, tenta o diagnóstico e encaminha os pacientes para internação nos setores ou na UTI. E, em alguns casos, a gente tem que transferir”, explicou a médica.
Aprovação
Registros da Ouvidoria da Santa Casa apontaram que, no último ano, o ambulatório foi a ala do hospital sanjoanense que mais recebeu aprovação de pacientes e familiares. Uma grande quantidade de depoimentos elogiando a estrutura foi deixada por quem precisou de cuidados.
Acerca dos elogios, a equipe de profissionais do ambulatório se sente agradecida e confiante. “É muito gratificante porque é onde a gente vê os resultados de um bom trabalho por meio dos elogios, que acabam motivando cada vez mais a equipe”, disse a enfermeira Valéria Ferreira.
Outras informações no site santacasasjbv.org.br, Instagram (santacasasaojoao), facebook e youtube (santacasacarolinamalheiros).