No último domingo, dia 7 de abril, segundo domingo, na oitava da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia, a Diocese de São João no Brasil testemunhou um momento histórico com a ordenação e posse do sétimo bispo diocesano, Dom Eugênio Barbosa Martins,sss, que assume a diocese após a renúncia de Dom José Carlos Brandão Cabral.
Houve um grande envolvimento de várias equipes que organizaram o ambiente, a acolhida, o protocolo, os ornamentos e que foram lideradas por presbíteros diocesanos, para que todos pudessem ser recebidos dignamente no CIC na manhã do domingo.
A cerimônia, realizada no Ginásio do Centro de Integração Comunitária da cidade, atraiu mais de 3.500 pessoas, incluindo arcebispos, bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos consagrados, novas comunidades, movimentos e pastorais, além de autoridades civis e militares da região, o público em geral e a família de Dom Eugênio.
O evento foi marcado por uma atmosfera de celebração e fervor espiritual, com momentos de oração, reflexão, cantos e comunhão. Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, foi acolhido com entusiasmo e apoio pela comunidade católica da região, que o recebeu com grande expectativa para liderar a diocese. O animador da celebração foi o padre João Candido da Silva Neto, que conduziu com alegria e entusiasmo o anúncio das foranias, cidades e autoridades presentes. Os cânticos, com um repertório que levou todos a oração e meditação, foi apresentado pelo coral diocesano, sob a regência do padre Anderson Lopes Daniel.
A transmissão do evento foi realizada com maestria por uma equipe dedicada, liderada pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, Pe. Mario Donizete Adorno, acompanhado do assessor de comunicação, Eduardo Cunha, com fotografias capturadas por Marcos Covre da Pastoral da Comunicação de Santa Cruz das Palmeiras e Miguel Ângelo da Pastoral da Comunicação de Vargem Grande do Sul. A cobertura das redes sociais ficou a cargo de Jaqueline Terzi, garantindo que o momento fosse compartilhado e celebrado por uma audiência ainda mais ampla.
A ordenação e posse de Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, marca um novo capítulo na história da Diocese de São João da Boa Vista, inspirando os fieis a renovarem seu compromisso com a fé e a missão da Igreja Católica na região. O bispo ordenante foi o arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto e administrador apostólico, Dom Moacir Silva, tendo como bispos co ordenantes, Dom Hernaldo Pinto Farias, bispo de Bonfim na Bahia e Dom Jorge Alves Bezerra, atual bispo da Diocese de Paracatu, ambos pertencentes à Congregação do Santíssimo Sacramento. A celebração contou com a presença do bispo emérito de São João, Dom José Carlos Brandão Cabral, do 5º bispo desta diocese, Dom Emidio Antonio Villar, sdb, além de bispos nascidos em terras diocesanas e que hoje exercem sua missão em outras comunidades.
“Pelo ministério do bispo é Cristo que continua a proclamar o evangelho e a distribuir aos que creem os sacramentos da fé. Pela solicitude paternal do bispo, é Cristo que incorpora novos membros à Igreja. Pela sabedoria e prudência do bispo, é Cristo que conduz o seu povo nesta peregrinação terrena, até a felicidade eterna.” meditou Dom Moacir Silva, durante sua breve e profunda homilia.
“A minha profunda gratidão ao papa Francisco reconhecido como incansável peregrino do evangelho de Jesus, encarnando nas desafiantes realidades do nosso tempo. Na consciência de minha fragilidade, mas na busca de responder positivamente a nomeação como bispo desta igreja de São João da Boa Vista, professo minha plena comunhão com o bispo de Roma e com o todo o Colégio Apostólico que ele preside, é nessa compreensão de testemunho e sinodalidade que buscarei exercer meu ministério episcopal”.
afirmou Dom Eugênio, no início de sua fala, após a ordenação e nomeação.
Nomeação
O Papa Francisco nomeou em 4 de janeiro, o padre Eugênio Barbosa Martins, superior-geral da Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS), para a diocese de São João da Boa Vista (SP).
Trajetória eclesial do Dom Eugênio Barbosa Martins, sss
Dom Eugênio Barbosa nasceu em 5 de setembro de 1960, na cidade de Araguari (MG). Fez sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS) em 25 de janeiro de 1984. Sua ordenação sacerdotal se deu em 9 de dezembro de 1989.
Estudou filosofia no Instituto de Filosofia de São Bento em São Paulo e teologia no Instituto de Teologia de São Paulo. Após a ordenação, desempenhou os seguintes serviços e ministérios: Responsável pela Pastoral Vocacional (1988-1994); Formador de noviciados (1988-1996); Mestre de noviços (1998-2001); pároco da paróquia Ressurreição de Uberaba (1996-2000); Conselheiro provincial (1993-2002); Superior profissional (2002-2010); Membro da Conferência dos Religiosos da regional de Belo Horizonte (1994-2000); Pároco de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte (1997-2011); Membro da Comissão Internacional para a formação dos Sacramentinos (2000-2002); Presidente da Conferência Sacramentina Latino-Americana (2003-2010); e Superior Geral (2011-2023).
Padre Mario Donizete Adorno
Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação
e-mail – pascomdiocesesjbv@gmail.com
Fone 19 99816-7873
Eduardo de Souza Cunha – MTB 0090643/SP
Assessor Diocesano de Comunicação
Fone 19 99279 24 69
Por: Diocese São João em: 09-04-2024 às 12:05:49
Fonte: https://www.diocesesaojoao.org.br/artigo.php?codigo=38