Partiu Argentina? Além da diferença do câmbio favorável, os brasileiros — especialmente os mais requintadinhos e amantes da Europa — acabam de ganhar mais um motivo para visitar os hermanos.
Pela primeira vez na história do país, 6 restaurantes de Buenos Aires e Mendoza foram reconhecidos com uma estrela Michelin, na edição de 2024, que acaba de sair.
O restaurante Aramburu, do chef Gonzalo Aramburu, foi reconhecido com duas estrelas de uma só vez e completou o feito histórico para o país. A pontuação máxima é de ⭐️⭐️⭐️.
Quais foram os outros? Na capital, Don Julio — o clássico de carnes e favorito dos BRs — e o Trescha foram coroados. Na região de Mendoza, conhecida pelas vinícolas, Zonda Cocina de Paisaje, Casa Vigil, Brindillas e o Azafrán completaram a lista.
Para se ter uma ideia, devido ao alto fluxo de turistas, a estimativa média de antecedência para reserva em alguns desses locais chega a 60 dias.
E o Brasil?
O Guia Michelin está suspenso por aqui desde o final de 2020, devido à pandemia, mas vai relançar suas seleções de restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo no mês de março do ano que vem.
Por aqui, são 13 restaurantes prestigiados pelo Guia Michelin. Deles, só quatro restaurantes têm duas estrelas: Ryo Gastronomia, Oteque, D.O.M. e Oro.
Guia Michelin 2023 revela os restaurantes premiados da Argentina: conheça os destaques
No último dia 24 de novembro, o renomado Guia Michelin divulgou a lista dos 71 restaurantes argentinos que conquistaram reconhecimento em sua seleção anual. Entre os notáveis, o restaurante Aramburu, liderado pelo chef Gonzalo Aramburu em Buenos Aires, brilhou ao ser agraciado com duas estrelas Michelin, destacando-se como um dos destaques da gastronomia portenha.
Os chefs Paulo Airaudo e Mauro Colagreco continuam a ser os argentinos mais estrelados mundialmente, com cinco e quatro estrelas, respectivamente, distribuídas entre seus estabelecimentos em diferentes países. O Aramburu, com sua distinção de duas estrelas, agora figura entre as joias da culinária argentina reconhecidas pelo prestigioso guia.
Na cena gastronômica de Buenos Aires, o icônico Don Julio, amplamente reconhecido como um dos restaurantes mais famosos do país, também foi laureado com uma estrela Michelin, consolidando sua posição de destaque no cenário gourmet.
Segue abaixo a lista completa dos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin na Argentina:
2 estrelas Michelin
- Aramburu (Buenos Aires)
1 estrela Michelin
- Don Julio (Buenos Aires)
- Trescha (Buenos Aires)
- Azafrán (Mendoza)
- Brindillas (Mendoza)
- Casa Vigil (Mendoza)
- Zonda Cocina de Paisaje (Mendoza)
Além dos sete estabelecimentos premiados com estrelas, outros sete receberam distinção com estrelas verdes, enquanto sete casas foram incluídas na lista Bib Gourmand, reconhecendo estabelecimentos com excelente relação entre qualidade e custo. Adicionalmente, 57 restaurantes foram recomendados pelo guia devido à excepcional qualidade de suas refeições.
Para obter informações mais detalhadas sobre os restaurantes argentinos premiados pelo Guia Michelin, recomendamos a leitura da matéria completa.
Receitas testadas e aprovadas: Explore o acervo de receitas testadas e aprovadas pelo Paladar, com sugestões e dicas para pratos, drinques e sobremesas que podem ser replicados em casa. Confira todas as delícias disponíveis para aprimorar suas habilidades culinárias.