As estudantes Beatriz Helena de Oliveira Pan, 10, e Dandara Moreti Braz, 11, sanjoanenses que cursam o 5º ano do COLÉGIO EXTERNATO, participaram, recentemente, do Concurso de Poesia e Prosa, realizado pela Academia de Letras de São João da Boa Vista, e , com muito orgulho, conquistaram o Prêmio Emílio Lansac Toha, destinado ao público da categoria “até 12 anos”.
Beatriz classificou-se em 2º lugar, com o poema “Toda Criança” e Dandara, em 3º, pelo poema “Amizade”.
Marly Camargo, professora delas, reconhece que o interesse pela escrita, quando vem tão cedo e já demonstra o talento literário de pessoas tão jovens, é sinal de que a Educação no Brasil ainda tem solução.
Dandara, que se classificou em 3º lugar no Concurso, considerou a experiência bem gratificante.
Foi bem diferente e maravilhoso, participar de algo tão importante! Aprendi, entre outras coisas, que posso brincar com as palavras para rimar. Estou muito feliz por ter sido minha poesia a escolhida!!! Quero agradecer o Colégio Externato e, principalmente, a professora de Português, Marly Camargo, que me incentivou a participar desse Concurso Literário. Obrigada a todos!, declarou.
Dandara
Já Beatriz, que obteve o 2º lugar, sentiu-se surpresa, pois não esperava que sua participação pudesse fazer esse sucesso.
“Eu gostei de participar, pois treinei minha escrita e fiquei muito surpresa em ganhar o 2° lugar”, confessou.
Beatriz
Os textos farão parte da Antologia que a Arcádia lançará em breve.
SOBRE O CONCURSO
O Concurso Literário de Poesia e Prosa é realizado há 30 anos, anualmente pela Academia de Letras de São João da Boa Vista e Beatriz Castilho Pinto, a Presidente, destaca que, em 2022, a premiação ocorrerá no dia 1º de outubro, de maneira remota, para contemplar os vencedores que não residam em São João, já que o certame cultural atraiu participantes de alguns países como Portugal, Irã, Estados Unidos, Canadá, Bélgica e Suécia, bem como , de diversos Estados Brasileiros: Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Bahia, Rondônia e outros.
Confira o resultado no site www.alsjbv.art.br/.