A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, inserida na programação da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2025, das 13h00 às 18h00, no auditório da Unifae, em São João da Boa Vista. O evento será realizado pela Prefeitura de São João da Boa Vista em parceria com a Prefeitura de Águas da Prata, com o objetivo de reconhecer e atender às demandas ambientais da região da Serra da Mantiqueira.
Tema Central: Emergência Climática
O tema central da conferência será a Emergência Climática, e a organização do evento abrange cinco eixos principais para debater as propostas da sociedade brasileira em relação às mudanças climáticas: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.
Essas discussões serão fundamentais para encontrar soluções que ajudem a reduzir as emissões de gases e nos adaptar aos efeitos já visíveis do aquecimento global. O foco inclui ações que envolvem desde a redução de resíduos e mudanças no consumo da população até a preservação de florestas e oceanos, essenciais para mitigar o efeito estufa.
Marcos Santos, secretário municipal de Meio Ambiente de Águas da Prata, ressaltou a importância do evento: “Essa é uma oportunidade para debatermos assuntos importantes relacionados ao meio ambiente. Nossas matas e mananciais, assim como a fauna local, são bens preciosos. Águas da Prata precisa ter sempre uma atenção especial a tudo o que se refere à natureza.”
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do link a seguir:
https://forms.gle/eXdCMC2yTfY4vmfQA