Domingo, Dezembro 22, 2024

Departamento de Cultura visita locais históricos e importantes para São João

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador e responsável pelo Jornal Fala São João, presente desde sua criação em 2012. Com uma atuação destacada no jornalismo, Rafael já publicou mais de 6.000 artigos, cobrindo uma ampla gama de assuntos, como notícias de última hora, ocorrências policiais e análises políticas, sempre comprometido em informar e conectar a comunidade de São João da Boa Vista e região.

O diretor do Departamento de Cultura, Tarcisio Munhoz, e o assessor da pasta, Luís Paulo Villela, realizaram, nos últimos dias, diversas visitas aos setores da cultura local, como: Estação das Artes, Centro Cultural Pagu e Museu Histórico e Pedagógico Armando de Salles Oliveira. A intenção é que o novo diretor fosse apresentado aos colaboradores.

Na última semana, acompanhados do presidente da Comissão do Arquivo Histórico e do Museu, Antonio Carlos Lorette, eles também visitaram locais importantes da história sanjoanense, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (que possui um sino doado por Dom Pedro II) e a Academia de Letras, onde conheceram desde sua construção, as fases e mudanças pelas quais passaram, além dos dias de hoje.

A visita também se estendeu ao prédio do Senac, que foi inaugurado em 1887 e que, a partir de 1905, funcionou como Fórum e Cadeia. Lá os diretores souberam mais sobre o espaço, as construções ao redor e como ele foi reformado nos anos 2000.

Outro ponto da visita foi o Museu de Arte Sacra, fundado em 1987. O museu reúne um acervo de aproximadamente 10 mil peças, originárias de 18 municípios, que estão organizadas em coleções. A coleção imaginária é formada por peças de madeira, roca, pedra sabão, terracota, papel marche, gesso oco e maciço e metal; a coleção de tecidos contém peças da indumentária litúrgica, toalhas, estandartes; a de metal traz castiçais, vasos, coroas e resplendores; na coleção santinhos, estão os santinhos de papel, terços e rosários, crucifixos, medalhinhas, relíquias de santos; na de livros estão os litúrgicos e os históricos e os sufrágios, que são os santinhos de missa de sétimo dia.

Datadas dos séculos XVIII, XIX e XX, as peças carregam a memória histórica, social e política da sociedade religiosa em suas diferentes épocas. O visitante pode apreciar objetos sacros destinados ao culto e devoção religiosa dos fiéis da Igreja Católica.

Uma das peças mais interessantes é um armário para enxoval de noiva, feito para o casamento do Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier, Tiradentes, e Antonia Maria do Espírito Santo, que não se efetivou. Em suas portas existem quatro desenhos, dois deles representando os noivos com roupas da época dos Romanos e duas deles com as roupas da época, com Tiradentes de uniforme militar. A sobrinha de Tiradentes, casada com a família Franco, trouxe o armário para a fazenda Capivari, em Caldas-MG. A peça então foi transferida por Dona Tita de Oliveira à Fazenda Cachoeira, em São João da Boa Vista.

O último lugar visitado foi a casa de Lorette, que tem em seu acervo pessoal inúmeras peças que vão desde quadros de pintores famosos, livros de história e arte, conchas com desenhos talhados e pintados e peças únicas como o molde que foi feito para o Monumento aos Andradas, que é uma homenagem aos irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, cuja atuação foi decisiva para que o Brasil conquistasse autonomia política e administrativa, localizado em Santos-SP.

É importante frisar que tais espaços, com ressalva a residência de Lorette, são abertos ao público para visitação, além dos outros já citados. “A cidade tem uma longa e rica história e que todos deveriam conhecer, não apenas por curiosidade, mas também pela beleza que cada peça e espaço possuem”, destacou o diretor de Cultura.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas Notícias

Programação Especial: Missa do Galo 2024 em São João da Boa Vista e Águas da Prata

Antes de planejar sua participação, confirme na sua paróquia os horários, pois podem haver alterações. Com o sentimento do Natal...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -