O nadador Taneo Campos, de 87 anos, sócio da Esportiva Sanjoanense, garantiu cinco medalhas de ouro e uma de prata no Word Police and Fire Games, realizado na última semana em Birmingham (Alabama, EUA). O torneio é considerado o Campeonato Mundial Militar para Policiais e Bombeiros e equivale, em importância, aos Jogos Olímpicos para atletas das forças de segurança pública.
Com foco na natação master, Taneo foi o grande destaque entre os competidores acima de 70 anos, representando o Brasil com orgulho. Ele brilhou nas provas de 50m, 100m e 200m nado livre, além dos 50m e 100m nado costas. Também ajudou a equipe brasileira a conquistar a prata no revezamento 4x200m livre.
Evento esportivo internacional reúne policiais e bombeiros de todo o mundo
A competição reúne praticantes de 78 modalidades esportivas, entre elas natação, futebol, vôlei e tênis, além de provas específicas da área de segurança pública, como provas com cães farejadores e desafios operacionais. Os participantes são policiais e bombeiros, tanto da ativa quanto da reserva, oriundos de diversos países.
Exemplo de saúde e longevidade na terceira idade
Coronel reformado do Corpo de Bombeiros, Taneo Campos iniciou sua jornada como atleta de alto rendimento após a aposentadoria. “Minha primeira participação no Mundial foi em 2001, em Indianápolis. Ganhei quatro ouros. Desde então, representei o Brasil em 12 edições do evento”, contou o veterano, que já competiu na Coreia do Sul, China, Espanha, Austrália, Portugal, entre outros países.
Com os resultados de 2025, Taneo soma 45 medalhas de ouro, 23 de prata e 6 de bronze em sua carreira esportiva internacional. Uma trajetória que reforça a importância da atividade física na terceira idade, sendo exemplo de vitalidade, disciplina e superação.
Clube Esportivo como apoio ao esporte na maturidade
Taneo treina desde 2023 na Esportiva Sanjoanense, tradicional clube esportivo de São João da Boa Vista, referência no apoio a atletas amadores e profissionais de todas as idades. A história de Taneo inspira idosos ativos, entusiastas da natação competitiva, profissionais de segurança pública e todos que acreditam no poder transformador do esporte na qualidade de vida.
Ele retorna ao Brasil no dia 20 de julho, quando estará disponível para entrevistas com a imprensa.



