Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Segurança: Prefeitura de São João da Boa Vista adere ao Sistema Detecta

Mais Falados

Guia Comercial

Rafael Arcuri
Rafael Arcuri
Rafael é o fundador do blog Fala São João, onde atua desde sua criação em 2012. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 5.000 artigos sobre uma ampla gama de temas, incluindo notícias de última hora, acontecimentos policiais e questões políticas, entre outros.

Plataforma de monitoramento inteligente é considerada o maior banco de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo

São João da Boa Vista está entre os municípios paulistas contemplados com o Sistema Detecta, uma plataforma de monitoramento inteligente do Governo Estadual que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos, visando garantir maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade. A adesão a este sistema faz parte do pacote de ações idealizadas pela prefeita Teresinha para a área de segurança juntamente com a implantação do Programa Olho Vivo e a criação da Guarda Civil Municipal. O convênio entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura foi oficializado e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última semana.

Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, o Detecta é o maior banco de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP. De acordo com informações do Governo Estadual, atualmente estão em funcionamento 6.451 leitores de placas ativos em, pelo menos, 4.566 pontos de todo o território paulista.

MONITORAMENTO INTELIGENTE

O Detecta possibilita a integração das imagens disponibilizadas por câmeras privadas ou sob domínio do Poder Público, aumentado assim a gama de opções e a abrangência do monitoramento.

Tendo contratado o link Intragov, a Prefeitura de São João da Boa Vista poderá acessar o Sistema Detecta e ter acesso aos alertas em tempo real dos veículos que passarem pelo Leitor Automático de Placas do município. Este serviço de inteligência permite detectar veículos roubados; furtados; envolvidos em crimes; relacionados a pessoa desaparecida ou mesmo procurada; de interesse, assim definido por autoridade policial ou pelo próprio operador da prefeitura conveniada; bem como àqueles que transitaram 30 segundos antes e 30 segundos depois do veículo que gerou o alerta.

Entre outras funções, o sistema ainda possibilita o acesso aos alertas do atendimento da PM referentes a fatos que envolvem o cotidiano das atividades municipais, ações contra o meio ambiente, acidentes de trânsito, interdições de vias públicas, incêndios, entre outros.

MAIS SEGURANÇA

Para Teresinha, a adesão ao Detecta contribuirá significativamente na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade. “Por meio deste sistema, os órgãos de segurança e a própria administração municipal conseguirão desempenhar suas ações com mais rapidez e assertividade, possibilitando até mesmo a identificação de veículos roubados, furtados ou mesmo envolvidos em atos criminosos. E tudo isso vai somar forças com a Guarda Civil Municipal que está sendo implantada em São João”, declarou a prefeita. “Este é um trabalho meticuloso e trará muitos resultados positivos para a área da segurança em nossa cidade”, frisou.  

No comando do Departamento de Trânsito e Segurança, o coronel Carlos Eduardo dos Santos Monteiro destacou que a adesão ao Detecta será de grande importância para a implantação do Programa Olho Vivo, que consiste na instalação de câmeras de segurança nas principais vias da cidade para facilitar o trabalho de prevenção e combate ao crime. “Esta será uma ação direta de combate à violência e à criminalidade, monitorando, inclusive, as situações envolvendo o trânsito”, comentou. “Dentro deste sistema integrado, funcionarão como cooperadores as empresas de segurança privada e os sistemas de segurança particular do comércio e da indústria, que terão na futura Guarda Municipal mais um aliado no combate à criminalidade”, concluiu o diretor.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Ação Solidária: 351 Litros de Leite Doado para a Santa Casa de São João da Boa Vista

Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista recebe doação de 351 litros de leite O provedor da...
- Advertisement -

Artigos Relacionados

- Advertisement -