Em função do trágico crime que vitimou quatro crianças em uma creche na cidade de Blumenau, a prefeita Teresinha, em conjunto com o Departamento Municipal de Educação, está preparando uma série de ações emergenciais para novas medidas de proteção escolar.
A Informação Técnica 90/2022/DME, adotada no início da Gestão Municipal, prevê orientação às Escolas e Creches para que entreguem e aguardem seus filhos nos portões, onde o funcionário leve o aluno até a saída, entregando-o com segurança para o familiar ou para o monitor do transporte escolar. NENHUMA pessoa poderá entrar na escola sem autorização prévia do Diretor.
A prefeita também pretende adotar novas medidas, como restabelecer parcerias com a Polícia Militar na volta da Ronda Escolar, para a proteção do entorno das escolas e creches públicas, realizando o policiamento ostensivo nas imediações das unidades.
A Prefeitura anunciou que, por intermédio do Departamento de Educação, criará uma Comissão em cada Escola para fazer o enfrentamento amplo da questão da violência, com a participação de gestores, professores, funcionários e pais para avaliar as reais condições de segurança em cada unidade, detectando pontos de fragilidade na segurança e possíveis ações para o enfrentamento das questões dessa natureza junto à comunidade escolar.
“Violência se enfrenta com racionalidade e responsabilidade de todos os envolvidos. Não tivemos qualquer ocorrência semelhante ao que foi noticiado na grande mídia, como este recente caso que deixou pais e alunos preocupados. Mesmo assim, unindo forças com as autoridades da área de Segurança Pública e ouvindo as famílias, vamos reforçar ainda mais nossas ações”, disse a prefeita Teresinha.