Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, professores de educação infantil devem ser capazes de elaborar e desenvolver propostas pedagógicas considerando que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (DCNEI/2009).
“Ao longo do processo ensino-aprendizagem, o educador equilibra o brincar e o ensinar, tendo a sensibilidade para explorar o ambiente, a cultura, equipamentos e ferramentas ao seu redor a fim de estimular a criatividade, a linguagem, a cognição e imaginação. Sendo assim, a figura do professor habilitado para o exercício dessas funções é essencial no percurso educativo e na vida das crianças”, salientou a Supervisora de Ensino, Claudioneia Fontana.
Desse modo, pensando no desenvolvimento integral das crianças, bem como na garantia dos seus direitos fundamentais, nesta terça feira (10), foi realizada no Departamento de Educação a atribuição de salas para os novos professores das creches de São João da Boa Vista, organizada pelos servidores Cleide Ribeiro e Victor Henrique. Cerca de 60 novos profissionais foram distribuídos por toda a rede e ajudarão muito na solução da alta demanda de vagas das creches e escolas.
“Estes professores são essenciais para o novo ano letivo e, certamente, darão uma grande contribuição para que as crianças tenham o máximo aproveitamento”, disse a prefeita Teresinha.