A Polícia Civil de São João da Boa Vista está investigando um novo caso de vandalismo na Catedral São João Batista, localizada no Centro da cidade. Na madrugada desta quarta-feira (6), câmeras de segurança registraram um homem quebrando uma estátua de anjo que faz parte do patrimônio histórico da catedral.
Segundo as imagens, o suspeito retornou ao local pelo menos duas vezes durante a noite, reforçando a gravidade do ato de depredação. O pároco da catedral, padre Claudemir Aparecido Canela, recebeu a denúncia pela manhã e imediatamente entregou as gravações ao Plantão Policial para auxiliar nas investigações.
Este não é o primeiro ataque sofrido pela catedral tombada pelo patrimônio histórico. Em 2023, outra estátua de anjo também foi danificada, mas o autor daquele ato se responsabilizou pelos custos da restauração. Agora, a polícia intensifica as buscas para identificar e localizar o responsável por este novo crime.
O vandalismo em patrimônio histórico como a Catedral São João Batista causa impacto negativo na comunidade, que valoriza a conservação cultural e religiosa da cidade. A colaboração da população com informações que possam levar à prisão do autor é fundamental.