Início Notícias Cidadania Silvia Maria Bastos Junqueira lançou seu 1º livro sobre São João Batista 

Silvia Maria Bastos Junqueira lançou seu 1º livro sobre São João Batista 

0

A artista plástica e especialista em restauração de arte sacra, Silvia Maria Bastos Junqueira, realizou o lançamento de seu primeiro livro, “Origem SÃO JOÃO BATISTA – a restauração”, na sede da Academia de Letras de São João da Boa Vista, localizada na Estação das Artes João Roberto Simões, no dia 09 de novembro, às 19h.

A ideia do livro surgiu após a conclusão de seu trabalho acadêmico no curso de especialização em Conservação e Restauração em Arte Sacra, no qual Silvia restaurou uma escultura de São João Batista, que chegou à cidade há pelo menos 150 anos e passou por diversas intervenções ao longo do tempo.

A autoria da imagem foi atribuída ao escultor baiano Manoel Inácio da Costa (Cairu, 1763 – Salvador, 1857), pelo historiador e arquiteto Antonio Carlos Lorette. “Este projeto, que se encerra com a publicação do livro, não foi apenas um ato de preservação, mas um diálogo com a história, um resgate da verdadeira essência da obra, preservada com respeito e cuidado”, comentou a autora.

O LIVRO

“Origem SÃO JOÃO BATISTA – a restauração” é uma obra que reflete não apenas o profundo conhecimento e dedicação da autora, mas também sua paixão pela preservação do patrimônio cultural.

A obra conduz o leitor por uma jornada fascinante pela história e pela arte sacra, especialmente dedicada à figura emblemática de São João Batista, importante para a cidade de São João. Chegada à cidade há pelo menos 150 anos, a escultura passou por diversas intervenções ao longo do tempo, perdendo sua originalidade e tornando difícil identificar sua procedência exata. A abordagem meticulosa e sensível de Silvia revela não apenas os desafios enfrentados na restauração de obras de arte sacra, mas também a grande importância de preservar esses tesouros para as gerações futuras.

Ao mergulhar nas páginas do livro, o leitor é convidado a contemplar não apenas a beleza estética da obra, mas também a história por trás dela, os métodos e técnicas empregados em sua restauração, bem como os significados simbólicos que ecoam através dos séculos. “Dediquei um ano à restauração da imagem. Cada camada de tinta removida trazia consigo questionamentos sobre seu passado, embora nenhuma documentação sobrevivesse para contar as histórias daqueles que anteriormente haviam tentado preservar sua beleza. A obra agora resplandece com a vivacidade de sua paleta original, graças à delicadeza e precisão das técnicas de restauração”, explica Silvia.

A AUTORA

A restauração surgiu na vida de Silvia ainda na faculdade, enquanto cursava Artes Plásticas e Desenho na PUC-Campinas. Paralelamente, fazia um curso com o restaurador e antiquarista Augusto Ferraz, que a convidou para trabalhar no Centro de Restauração de Campinas.

Silvia fez carreira na indústria com sua outra paixão, o design, mas nunca abandonou a restauração. Nas horas vagas, restaurava ou fazia cursos livres na área para se aprimorar. Durante a pandemia, surgiu a oportunidade de se especializar em Conservação e Restauração em Arte Sacra.

Atualmente, ela é membro da Arco It, Associação dos Restauradores e Conservadores de Bens Culturais de Curitiba, e se dedica à restauração em seu ateliê. Além disso, é secretária na Comissão do Museu Histórico e Pedagógico “Armando de Salles Oliveira” e do Arquivo Histórico Municipal “Matilde Rezende Lopes Salomão”.

SERVIÇO:

Palestra/ Noite de autógrafos
Data: 09 de Novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Academia de Letras de São João da Boa Vista/SPEstação das Artes João Roberto Simões – Praça Rui Barbosa, 41 A – Estação das Artes *Créditos da Imagem: Silvia Maria Bastos Junqueira

Academia de Letras de São João da Boa Vista – A Academia de Letras de São João da Boa Vista foi instalada em 15 de novembro de 1971, com o propósito de proporcionar aos escritores sanjoanenses e da região, assim como aos entusiastas, um espaço onde pudessem encontrar-se para discutir, fomentar e partilhar assuntos ligados à língua portuguesa e à literatura. Além de eventos e publicações, a Academia movimenta a cena cultural e literária da cidade promovendo diversos encontros e palestras relacionados às letras, ao idioma pátrio e à Educação. 

Exit mobile version