Início Notícias Cidadania São João inicia vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório

São João inicia vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório

0

Imunização estará disponível nas unidades de saúde das 7h às 17h, a partir desta quarta-feira (10/12).

A Prefeitura de São João da Boa Vista anunciou que, a partir de quarta-feira (10 de dezembro), todas as unidades de saúde do município passam a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A aplicação é destinada exclusivamente a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, seguindo até o final da gestação.

A ampliação da vacinação ocorre em um momento de alerta. Somente em 2025, São João registrou 19 casos de VSR em crianças menores de 1 ano e outros 9 casos entre 1 e 4 anos. Um bebê menor de um ano morreu em decorrência da infecção, reforçando a importância de medidas de prevenção para proteger os recém-nascidos.

Proteção imediata ao bebê

O VSR é um dos principais responsáveis por doenças respiratórias graves na infância, sendo associado a cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% de pneumonia em menores de dois anos. Por isso, a nova vacina se tornou uma das principais estratégias para reduzir internações e complicações em bebês, especialmente no período de maior circulação de vírus respiratórios.

Profissionais da saúde ressaltam que a imunização durante a gestação garante proteção passiva ao recém-nascido, ajudando a evitar quadros respiratórios que frequentemente levam a atendimentos de urgência, uso de oxigênio e internações em UTI neonatal.

A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde da cidade.

Saúde pública e prevenção

Com o aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, a prevenção se tornou prioridade. Em São João, o reforço na vacinação busca reduzir complicações, evitar hospitalizações e aliviar a demanda por atendimento pediátrico — temas que têm sido recorrentes durante o período do calor intenso e da circulação de vírus como influenza e covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes levem documento com foto, cartão SUS e carteira de pré-natal.

Exit mobile version