A prefeita Teresinha comentou, na manhã desta terça (18), o resultado da votação, em primeiro turno, de um importante projeto do Executivo que passou pela Câmara Municipal na segunda-feira: o da implantação da Guarda Municipal na cidade: “Estamos dando um passo importante para a realização do sonho de termos a implantação de nossa tão esperada Guarda Municipal. Em um momento em que a população precisa de mais segurança, principalmente nas escolas, estamos sentindo a falta que faz uma instituição como essa. Portanto, será uma realização de suma importância para São João”, disse a prefeita.
Em todos os municípios que já têm a atividade da Guarda, a instituição é fundamental para o amparo à segurança nas escolas (foto). Este apoio também envolve, naturalmente, as unidades de ensino da esfera estadual. Além disso, a Prefeitura tem trabalhado, efetivamente, para que o Governo do Estado disponha de recursos para fortalecer as ações da Polícia Militar, tanto em equipamentos quanto em número de policiais.
Votaram a favor do projeto 14/2023 os vereadores Rui Nova Onda, Rodrigo Barbosa, Macena, Luiz Paraki, Joceli Mariozi, Pastor Carlos, Titi, Claudinho, Claudinei Damálio, Heldreiz Muniz e Aline Luchetta. Carlos Gomes, presidente da Câmara, que também é favorável ao projeto, somente votaria em caso de empate, de acordo com as normas do Legislativo. Gustavo Belloni e Junior da Van foram contra o projeto, enquanto Bira se ausentou da votação.
Segundo o trâmite do Legislativo, o proejto de lei deve entrar em segunda discussão já na sessão ordinária imediatamente seguinte (ou seja, na próxima segunda, dia 24 de abirl). Caso aprovado, o texto segue de volta para a prefeita Teresinha que o transformará em lei, mediante publicação no Jornal Oficial.