A ponte da rua Campos Sales, em São João da Boa Vista, interditada desde 9 de janeiro por questões de segurança, deve ter sua obra concluída em até 60 dias, segundo estimativa da Prefeitura. A intervenção visa garantir a segurança de moradores e motoristas que dependem dessa importante ligação entre bairros da cidade.
De acordo com o Departamento Municipal de Gestão e Planejamento Urbano, os trabalhos incluem o reforço do muro lateral da ponte e melhorias no emissário de esgoto, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na primeira semana de setembro, a empresa responsável iniciará o escoramento do tabuleiro, etapa essencial para a instalação das vigas de reforço projetadas.
Estrutura antiga e necessidade de reparos
A ponte, considerada estratégica para o trânsito local, apresentava problemas estruturais sérios devido à sua construção antiga sobre fundações de pedra, tanto nas laterais quanto no pilar central. Sob a ponte, passam duas galerias de água, sendo uma utilizada como extravasor do Córrego São João. No local, também estão presentes uma caixa de concreto da Sabesp e emissários de esgoto de 50 centímetros de diâmetro, que limitam a altura de passagem da água.
Interdição e risco de erosão
Em 2024, uma escavação foi realizada para aumentar a vazão do córrego e melhorar o escoamento das águas. Porém, a presença das estruturas existentes dificultou o avanço do serviço, e o rebaixamento do leito do rio comprometeu ainda mais a estabilidade da ponte, aumentando o risco de erosão. Por motivos de segurança, a prefeitura decidiu interditar o trecho, prevenindo acidentes e danos maiores.
Com a ponte fechada ao tráfego, uma empresa especializada realizou um diagnóstico detalhado, resultando na proposta de reforço estrutural e recuperação das fundações. Em julho, o Departamento de Obras iniciou a primeira etapa da intervenção, que incluiu limpeza do local e construção de base de concreto para proteger os apoios da ponte e conter a erosão. A Defesa Civil acompanha o caso desde o início, participando das decisões sobre a interdição e dos estudos técnicos.
Ontem, nossa redação registrou imagens da Sabesp recolhendo seu maquinário após ter concluído sua parte do trabalho na ponte. Agora, a expectativa é que a Prefeitura finalize a obra em breve, garantindo mais segurança e mobilidade aos moradores.
A conclusão da obra trará mais segurança e estabilidade à ponte da rua Campos Sales, garantindo a mobilidade dos moradores e a preservação das estruturas urbanas que passam sob ela.