Início Notícias Cidadania Jovem de Caconde levanta a voz contra Aluguéis caros em São João:...

Jovem de Caconde levanta a voz contra Aluguéis caros em São João: Uma Carta Aberta que conquistou as redes sociais!

0

Prezados Leitores,

Recebemos, por meio do Fala São João Classificados, uma carta aberta que se tornou destaque em nosso grupo, ela foi escrita pela moradora Bia Silva, de 19 anos, mãe e natural de Caconde e residente em São João da Boa Vista/SP. A carta traz as seguintes palavras:

CARTA ABERTA AOS PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS PARA ALUGUEL EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA E REGIÃO

São João da Boa Vista, 22 de agosto de 2023

Desejo expressar meus sentimentos e preocupações em relação à situação dos aluguéis nesta cidade. É notório que o salário mínimo no Brasil corresponde a apenas 1.212,00 reais, muito distante dos 5.000 reais mensais mencionados. Peço, por gentileza, que haja mais empatia e consciência por parte dos proprietários de imóveis ao estabelecerem os valores de aluguel. Os montantes atualmente cobrados são alarmantes e inadequados para a realidade local.

Infelizmente, é cada vez menos comum encontrar aluguéis por menos de 1.000 reais. Mesmo nesses casos, os imóveis frequentemente apresentam condições precárias. Compreendo que a oferta de casas particulares esteja escassa devido a inadimplências; no entanto, ainda existem pessoas honestas que buscam desesperadamente um lar. O problema surge quando essas pessoas não possuem fiador ou não conseguem arcar com as três mensalidades antecipadas exigidas por algumas imobiliárias para dispensar a necessidade de fiador. A situação é desesperadora.

Imaginem a dificuldade enfrentada por um chefe de família que recebe um salário mínimo mensal. Como ele pode custear aluguel, água, luz, medicamentos e demais despesas domésticas? Clamo para que Deus tenha misericórdia dos trabalhadores brasileiros, uma vez que a sobrevivência tem se tornado cada dia mais árdua.

Atenciosamente,

Bia Silva Moradora de São João da Boa Vista/SP
https://www.facebook.com/profile.php?id=100011764612186

Conclusão:

Na carta, Bia expressou preocupações sobre os aluguéis na cidade, enfatizando que os valores cobrados não condizem com a realidade do salário mínimo no Brasil, que é de apenas R$ 1.212, reais por mês. Ela chamou a atenção para a dificuldade que muitas famílias enfrentam para pagar aluguel, despesas básicas e medicamentos, especialmente quando os requisitos para locação, como a exigência de fiador ou o pagamento antecipado de três mensalidades, tornam a busca por moradia ainda mais desafiadora. O apelo emocional de Bia na carta ressoou com muitos internautas que compartilharam suas próprias experiências e preocupações sobre o tema, gerando debates e conscientização sobre os desafios enfrentados por inquilinos na região.

(Texto com base na Carta aberta de Bia Silva sobre aluguéis em São João da Boa Vista, publicada no Grupo Fala São João Classificados).

Publicação Original:

Exit mobile version