Início Notícias Causa Animal Fotos: Prefeitura resgata 13 cães vítimas de maus-tratos em São João da...

Fotos: Prefeitura resgata 13 cães vítimas de maus-tratos em São João da Boa Vista

0

Cinco filhotes e oito adultos foram retirados de imóvel no Jardim Santa Clara; animais estão sob os cuidados do órgão municipal e todos serão castrados e microchipados

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realizou o resgate de 13 cães vítimas de maus-tratos em São João da Boa Vista. O fato ocorreu na tarde de sexta-feira (21), durante uma operação policial em uma residência no Jardim Santa Clara. A ação foi deflagada pela Polícia Civil e acompanhada pelo Ministério Público e pela Polícia Militar.
As denúncias davam conta de que os moradores do imóvel estariam comercializando veículos adulterados. Diante disso, as equipes policiais deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão na residência e acabaram surpreendidos ao encontrarem no local diversos cachorros da raça fila, adultos e filhotes, todos muito magros e demonstrando estarem sofrendo maus-tratos.
O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal foi acionado para prestar apoio a ocorrência. O médico-veterinário Willian Silva, diretor do órgão, participou do resgate dos cães. Ao todo, cinco filhotes e oito adultos foram retirados do local.

RESGATE
O resgate dos cachorros teve início a tarde e prosseguiu até a noite, encerrando por volta das 20h30. Durante a ocorrência, a equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal se deparou com alguns momentos delicados. “Encontramos filhotes embaixo de uma cama e até mesmo dentro de um sofá. Isso sem contar que alguns dos animais adultos eram bravos”, relatou Willian.

CUIDADOS
Os cães foram encaminhados para a sede do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e estão recebendo todos os cuidados necessários. Os animais ficarão sob os cuidados do órgão até a conclusão do inquérito policial. “Todos serão castrados e microchipados”, destacou Willian.

ORIENTAÇÕES
Maus-tratos a animais é crime. E, ao tomar conhecimento de algum caso, o cidadão deve, primeiramente, procurar as Polícias Civil e/ou Militar. “Após o registro da ocorrência, a Polícia vai apurar o caso e, após constatar o crime, acionará o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal para a elaboração de laudo e demais medidas que forem necessárias. Este procedimento é necessário para que o tutor seja devidamente responsabilizado e responda criminalmente”, explica o médico-veterinário.

IMPORTÂNCIA
Implantado pela prefeita Teresinha, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal está sediado na José Antonio Milan, nº 400, no Jardim Vila Rica. O órgão tem como finalidade prestar serviços de gestão pública no combate aos maus-tratos aos animais, assim como, no fomento do bem-estar animal, sempre de forma integrada às políticas públicas municipais. “Quando criamos esse departamento, chegamos até mesmo a receber algumas críticas infundadas. Hoje, a comunidade pode perceber claramente a importância deste órgão no amparo e socorro de animais vítimas de maus-tratos, bem como no desenvolvimento das nossas campanhas de adoção e castração”, destacou a prefeita. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, a administração municipal tem investido em ações voltadas para a causa animal, pois esta é uma das bandeiras que defendemos!”, concluiu Teresinha.

OPERAÇÃO
A operação policial foi deflagrada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), sob o comando do delegado Jorge Mazzi, contando com a participação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), sendo acompanhada pelo promotor de Justiça dr. Nelson O’Reilly de Barros Filho, além das equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) e do Instituto de Criminalística.

Exit mobile version