Início Notícias Saúde Desde sexta-feira 13, UTIs seguem lotadas em São João da Boa Vista:...

Desde sexta-feira 13, UTIs seguem lotadas em São João da Boa Vista: 7 pacientes ainda aguardam vaga

0

A região de São João da Boa Vista (SP) enfrenta uma grave crise na saúde pública, com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas devido ao aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Até a noite desta sexta-feira (13), sete pacientes aguardavam na fila por um leito de UTI na área da Diretoria Regional de Saúde (DRS), que abrange 14 cidades do interior paulista.

Segundo a médica Carolina Sorci Garcia, da DRS de São João, o cenário atual ultrapassa qualquer projeção:

“Estamos diante de uma epidemia que superou todas as expectativas. Já havia alertas do Ministério da Saúde sobre o agravamento das síndromes respiratórias, mas a realidade se mostrou ainda mais crítica.”

Casos de Gripe Aumentam e Vacinação Contra Influenza Está Abaixo da Meta

Outro fator preocupante é a baixa cobertura vacinal contra a gripe (influenza), especialmente entre os grupos de risco. De acordo com a DRS:

A médica da DRS de São João da Boa Vista (SP) Carolina Sorci Garcia — Foto: Reprodução/EPTV
  • Apenas 38% dos idosos foram vacinados;
  • 24,6% das crianças receberam a vacina;
  • Entre as gestantes, a cobertura é de apenas 23,9%.

A médica Carolina alerta:

“Mais de 80% dos pacientes com complicações graves não estavam vacinados contra a gripe.”

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a regional já registrou 173 casos confirmados de influenza neste ano, com 19 mortes. A situação acende um alerta máximo nas unidades de atendimento, que estão operando no limite da capacidade.

Governo Promete Investimentos em Infraestrutura Hospitalar

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que está reforçando a estrutura hospitalar pública para acolher todos os pacientes, mas o avanço da epidemia de gripe no interior de São Paulo exige ações urgentes, como o reforço da vacinação contra influenza e campanhas públicas de conscientização.

Exit mobile version