O Centro Obstétrico da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, importante ala do hospital de São João da Boa Vista, registrou 959 crianças nascidas, no período de janeiro a dezembro, em 2021.
Os números envolvem procedimentos realizados em sua maioria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como por Plano de Saúde. Desse total de 959 partos, o balanço apontou 691 partos cesáreas e 268 partos normais. De acordo com o balanço, maio foi o mês em que mais nasceram crianças na Santa Casa: ao todo, 107 bebês.
Já setembro e novembro foram os meses que obtiveram menor quantidade de nascimentos: 64 crianças. Segundo a enfermeira obstetra, Jaqueline Nogueira Costa Gonzaga, embora haja um trabalho de conscientização no Centro Obstétrico para que as gestantes optem pelo parto normal, “a maioria delas ainda faz a escolha pelo parto cesariana”.
Em 2021 não foi diferente. A maior parte das grávidas escolheu dar à luz pelo parto cesárea. Conforme os dados, no ano passado foram realizadas 4.106 consultas na ala do hospital.
Acompanhe outras informações da Santa Casa no site www.santacasasaojoao.com.br e Instagram (santacasasaojoao). Foto: Divulgação