Novo espaço oferece práticas de atividades dinâmicas, como jogos e instrumentos musicais.
O Senac São João da Boa Vista realizou, na última quinta-feira, dia 18, a abertura oficial de sua biblioteca com a presença de autoridades e imprensa da cidade. A ocasião foi celebrada com uma palestra sobre a importância de criar novos leitores, conduzida pela escritora, jornalista e roteirista Goimar Dantas. O espaço literário recebeu uma nova arquitetura que passa a integrar as demais áreas da unidade, com o objetivo de proporcionar um ambiente convidativo aos frequentadores.
A nova estrutura permite que a área seja aproveitada de forma dinâmica, e todo o mobiliário foi pensado para oferecer conforto, incluindo pufes, sofás, cadeiras e mesas. São mais de 2 mil títulos à disposição do público, além de jornais e revistas relacionados aos temas dos cursos oferecidos pela unidade. Instrumentos musicais e jogos voltados para o aprendizado, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais também estão disponíveis. “O espaço está organizado de forma a incentivar as pessoas a se aproximarem verdadeiramente dos livros; esse é um dos principais objetivos da reforma de nossa biblioteca e de sua integração com os demais ambientes da unidade. Sendo convidativo e atrativo, torna-se um espaço que pode abrigar aulas, debates e projetos para promover a formação de leitores e ser, de fato, um apoio aos alunos”, afirma Marcelo Soldao, gerente do Senac São João da Boa Vista.
Durante a palestra, Goimar Dantas recitou um poema dedicado à leitura e despertou em cada convidado uma ideia poderosa: como cada pessoa pode estimular o hábito da leitura de forma coletiva. “Hoje tive a oportunidade de falar sobre o incentivo à leitura, um assunto alinhado às temáticas do meu livro ‘A Arte de Criar Leitores’, publicado pela Editora Senac São Paulo em 2019. É uma alegria poder falar sobre minha paixão pela leitura e compartilhar a ideia de que qualquer pessoa pode ser um mediador de literatura, basta falar sobre os livros com amor”, afirma a escritora.
Maria Teresinha de Jesus Pedroza, Prefeita de São João da Boa Vista, prestigiou o evento e expressou gratidão pela parceria com a instituição, cujas iniciativas conjuntas têm o compromisso de promover serviços à população em todas as suas áreas, levando o melhor para a cidade e região. A nova biblioteca pode ser desfrutada por todos os cidadãos e está aberta diariamente ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Para ter acesso ao acervo, é necessário fazer um cadastro diretamente no local.
“Quando pensamos em um espaço literário, pensamos em um ambiente de convivência e relações sociais, criação e desenvolvimento. Além do estudar por estudar, a leitura nos leva para lugares que não imaginaríamos estar, aguça a
criatividade, a participação coletiva e amplia o onhecimento para diversos mundos”, conclui Tábata Alves, bibliotecária do Senac São João da Boa Vista.