Nesta segunda-feira (27), aconteceu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBT+. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT+, com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista, Associação & Grupo Quatro Estações e UNIFAE, contou com a participação de lideranças e representantes da sociedade civil e dos governos estadual e municipal.
A mesa solene de abertura foi composta pela diretora do Departamento de Assistência Social, Eliane Rossi, que representou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. Também participaram da composição: João Pedro Ferian, presidente do Conselho Municipal LGBT+; João Pedro Gimenez e Christhopher Dekay, presidente e coordenador da Associação & Grupo Quatro Estações, respectivamente; Raphael Calumby Rodrigues, coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual do Governo do Estado de São Paulo; Maria Luiza Gonçalves Gomes, presidente da 37ª Subseção da OAB de São João da Boa Vista e representante da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero; Carlos Eduardo Felix Correia, Pró-reitor Administrativo, representando o Reitor da Unifae, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira e Nelson Matias Pereira, palestrante e Presidente da Parada SP.
Em seu discurso, Eliane Rossi ressaltou o papel fundamental da assistência social na promoção da igualdade. “Fala-se muito em política de igualdade e na equidade social. Então, precisamos olhar para as pessoas LGBT+ e entender qual é a dinâmica, quais são as necessidades que elas têm para que realmente consigamos incluí-las na sociedade.”
Tema e objetivo da conferência
Sob o tema “Construindo a política nacional dos direitos das pessoas LGBT+”, a programação da conferência incluiu debates em grupos, atividades culturais e a eleição de delegados para a Conferência Estadual.
Christhopher Dekay, durante seu discurso de abertura, reforçou o papel do evento no fortalecimento dos direitos e na construção de um país mais inclusivo. “Vamos erguer debates com coragem, ouvir com empatia e propor com estratégia, porque construir a política nacional dos direitos das pessoas LGBT significa, acima de tudo, construir o Brasil onde ninguém fica para trás”, comentou.
Palestra magna e programação
Um dos momentos de destaque foi a palestra de Nelson Matias Pereira, ativista e presidente da Parada SP, que compartilhou experiências e reflexões sobre o movimento LGBT+.
A conferência, que aconteceu na UNIFAE, permitiu um espaço para participação ativa da comunidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas à diversidade e inclusão.