Joaquim, morador de Águas da Prata, confirmou, pelo sistema de rastreamento de aeronaves (Flightradar24), que o avião ATR72-500 da VoePass, que caiu na tarde de sexta-feira (9/8) em Vinhedo/SP, sobrevoou o município de Águas da Prata e também Poços de Caldas durante seu percurso vindo de Ribeirão Preto. A aeronave passou por essas localidades por volta das 5h, rumo a São Paulo, pouco antes do trágico acidente.
Nossa região é bastante conhecida pelo frequente trânsito de aeronaves, sendo comum o sobrevoo de aviões em várias cidades próximas. Isso significa que, no pior dos casos, uma cidade do interior como a nossa vizinha poderia ter sido atingida pelo desastre, assim como aconteceu com Vinhedo/SP.
A aeronave, que transportava 62 pessoas, caiu em uma área residencial de Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo. Inicialmente, a Voepass havia confirmado a morte de 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. No entanto, na manhã de sábado (10/8), a empresa informou que mais um passageiro, não listado originalmente entre os embarcados, estava entre as vítimas, totalizando 62 fatalidades.
Segundo a companhia, o nome da 62ª vítima não constava na lista divulgada na sexta-feira devido a uma questão técnica relacionada às validações de check-in e contagem de passageiros embarcados.
O voo 2283 partiu de Cascavel (PR) às 11h46 com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). O acidente ocorreu às 13h25, aproximadamente 2 horas após a decolagem. Não houve sobreviventes.